Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

Blog da mell.ro

Segurança do imóvel alugado

Como alugar um imóvel com segurança?

Como alugar um imóvel com segurança?
Segurança do imóvel alugado

Como alugar um imóvel com segurança?

12/01/2022 Por 5 minutos de leitura

Alugar um imóvel é algo que depende de duas partes. O futuro morador precisa mostrar interesse naquele espaço. Porém, o dono do imóvel também tem que anunciá-lo e escolher o inquilino. Para que todo esse processo seja feito de forma segura e eficaz, existem alguns cuidados que podem ser tomados. Por isso, hoje vamos falar sobre como alugar um imóvel com segurança.

De modo geral, a segurança na hora de alugar um imóvel está na atenção aos detalhes. Esse é um tipo de relação muito séria. Dessa forma, escolher o inquilino certo, saber da legislação e procurar formas de garantia são coisas essenciais. Mas não para por aí. Quer saber um pouco mais sobre isso? Acompanhe com a gente!

Saiba como alugar um imóvel com segurança

Para alugar um imóvel com segurança, o primeiro passo é atrair os interessados da forma certa. Isso se faz com um anúncio, sobre o qual vamos falar logo abaixo. Depois de escolher o futuro morador daquele espaço, é hora de definir algumas coisas muito importantes. O aluguel terá quanto tempo? Será feito um contrato? O inquilino quer pagar uma garantia de caução? Qual tipo de garantia serve melhor para essa situação? Essas são algumas das perguntas que precisam ser respondidas.

Muitas vezes o proprietário acaba se envolvendo em problemas quando aluga o imóvel. E então, o que era para ser uma renda extra acaba se tornando uma dor de cabeça. Porém, isso acontece, em muitos casos, porque o dono do imóvel não toma cuidado ao escolher o inquilino. Assim, acaba alugando o imóvel para alguém que não vai cuidar do espaço, que pode atrasar os pagamentos… Então, para evitar isso, separamos quatro cuidados que você pode tomar nesse momento. 

aluguel com segurança1 – Anuncie o imóvel em plataformas seguras

Em primeiro lugar, como falamos, é necessário anunciar o imóvel. Nessa hora, a nossa recomendação é procurar plataformas que sejam seguras. Você pode anunciar pela Mellro, de forma gratuita, e ter o seu imóvel aparecendo na OLX, Zap Imóveis e Viva Real. Tudo ao mesmo tempo. 

A gente utiliza essas plataformas e te encorajamos a conhecê-las. Isso porque são sites que se importam com a segurança do anunciante. Assim, ao conversar com os interessados sempre pelo chat da plataforma, fica muito mais fácil resolver conflitos quando for necessário. Por isso, divulgue o seu imóvel em lugares que vão te dar suporte!

 

2 – Após escolher o inquilino, defina pontos importantes

Bom, agora você já escolheu o seu inquilino. Está feliz da vida por ter conseguido alugar o imóvel e não vê a hora de começar a receber a nova renda. Mas não para por aí. Agora que o futuro morador fechou o negócio com você, existem alguns pontos indispensáveis do aluguel para resolver.

Um dos mais importantes deles é o contrato. Você pode ter um ou não no aluguel. A recomendação da Mellro é que exista, sim, esse documento. Afinal, é uma forma escrita de garantir os direitos das duas partes. 

Além de ter um contrato, é importante que ele seja bem feito. Na Mellro, temos planos e ferramentas que incluem um contrato de aluguel digital. Ele é revisado por uma empresa de advocacia imobiliária e é 100% livre do “juridiquês”, aquela linguagem difícil de entender.

Após o contrato, é interessante saber quanto tempo vai ter o aluguel. Seis meses? Um ano? Trinta meses? Defina isso com o inquilino, porque é algo que precisa estar no contrato que vai ser assinado.

 

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais

3 – Caso opte por uma garantia, faça a escolha certa

A garantia no aluguel não é obrigatória. Pode-se optar por um contrato sem garantia. Porém, assim como o contrato, é uma maneira interessante de aprimorar a relação de aluguel.

Então, se você optar por uma garantia, escolha a que mais serve para a sua situação. Existem vários tipos de garantia para aluguel e de pagamentos. A Mellro, por exemplo, tem o Aluguel Garantido, um plano que evita completamente atrasos na mensalidade. Você pode conhecer um pouco mais sobre esse plano acessando o nosso site.

E se você costuma usar a caução de aluguel, também pode ser uma boa opção. Nesse caso, a Mellro tem uma solução desenhada para você, que se chama Aluguel Prático. Saiba mais sobre ele visitando nosso site ou conversando com a gente por WhatsApp.

 

4 – Mantenha uma boa relação com o inquilino

Por último, mas não menos importante, é imprescindível manter uma boa relação com o seu inquilino. É claro que os cuidados com a segurança do aluguel não acabam por aqui. Mas essas quatro dicas são um bom começo.

Manter uma boa relação com o inquilino começa desde o momento em que o aluguel é iniciado. Afinal, é a partir daí que você conhece melhor o morador. Porém, ter uma relação amigável é importante para evitar conflitos. Isso se manifesta na comunicação verbal, via mensagens ou ligações, etc. 

De modo geral, evite brigar com o inquilino. Resolver as situações de forma não violenta é a melhor opção para as duas partes. 

Evite atrasosConheça a Mellro

A gente espera ter te ajudado a entender melhor como esse processo funciona! Não é nada muito complicado. Porém, é preciso ficar de olho nos detalhes. Principalmente nas obrigações judiciais. 

Gostou desse conteúdo? Publicamos por aqui toda semana. Sempre buscamos trazer assuntos relevantes no mundo imobiliário. Acompanhe a gente e fique por dentro das últimas novidades! Até a próxima.

 

Compartilhe:
WhatsAppFacebookTwitterLinkedInEmailCopy Link

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Fique por dentro de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Fique por dentro
de tudo!

Quer ficar sabendo de todos os assuntos sobre o mundo de aluguel? Assine a nossa newsletter!!

Quer saber se seus direitos estão sendo respeitados?

Use nossos questionários para descobrir em poucas perguntas

Saber mais