Skip to main content

Blog da mell.ro

Atrasos no Aluguel

Aluguel atrasado: o que fazer?

Atrasos no Aluguel

Aluguel atrasado: o que fazer?

Por
06 de outubro de 20216 minutos de leitura1861 visualizações
Aluguel atrasado: o que fazer

Quem nunca teve problemas financeiros, que atire a primeira pedra. Muitas vezes algum obstáculo nos impede de ficar 100% em dia com as nossas contas. E não é diferente com quem aluga um imóvel. O aluguel atrasado é um tópico que pode causar discussões e desentendimentos entre inquilino e proprietário. Afinal, o que fazer nessa situação? Quantos meses de atraso podem ser tolerados? É motivo para despejo? São várias perguntas a serem respondidas. 

Se você tem dúvidas sobre o que fazer com o aluguel atrasado, este é o post certo. Vamos dar um panorama geral sobre o assunto e responder algumas das perguntas mais comuns. Acompanhe com a gente!

 

Aluguel atrasado

De modo geral, aluguel atrasado nunca é boa notícia. Significa que algo está errado com o inquilino. O atraso pode acontecer por vários motivos, como dificuldades financeiras, falta de organização, problemas pessoais… Ou seja, é importante que o proprietário converse com o morador para entender o que está causando o atraso. 

Em casos mais extremos, quando o aluguel atrasado já dura meses, o inquilino pode ser despejado. Afinal, não está cumprindo com o contrato que assinou. Porém, tudo depende de caso para caso. Dessa forma, a comunicação entre as duas partes é essencial.

 

O que a Lei do Inquilinato diz sobre aluguel atrasado?

A Lei do Inquilinato justifica o despejo do inquilino caso ele não pague o aluguel dentro do prazo. Ou seja, se o aluguel estiver atrasado, o proprietário pode entrar em contato para dispensar o morador do imóvel. 

Porém, a Lei também explica que, para evitar o despejo, o inquilino deve pagar o que está devendo em até 15 dias. Essa dívida inclui, além do valor do aluguel, as devidas multas, os juros de mora e até mesmo as despesas com advogados do dono.

 

Quanto tempo o inquilino pode ficar com o aluguel atrasado?

O tempo vai depender se há garantia de aluguel ou não.

Com garantia de aluguel

Já se possui garantia de aluguel, o dono primeiro precisa acionar a garantia. Esse tempo também muda conforme a garantia escolhida. Se for fiador, é bem mais complicado e pode levar meses até entrar com uma ação de despejo.

Garantia caução em dinheiro

No entanto, se a garantia for de caução em dinheiro, o dono vai esperar até que a dívida complete o valor das cauções pagas. Ou seja, é possível que leve até 3 meses com atraso. Vai depender do valor da caução.

Garantia Seguro fiança

Já no caso de ter um seguro fiança, o dono vai abrir um sinistro junto à seguradora após 40 dias do primeiro atraso. É quando a seguradora começa a analisar os dados informados, reembolsa o dono e faz a cobrança do inquilino. O despejo só vai ser iniciado se não houver negociação do valor devido e a dívida começar a acumular. Nesse caso, pode levar alguns meses até que o despejo aconteça.

Quanto tempo o inquilino pode ficar no imóvel

Sem garantia de aluguel

Quando o contrato de aluguel é sem garantia, o dono pode entrar com uma ação de despejo a partir do primeiro dia de atraso. Então, nesse caso, se não pagar, é importante começar a negociar o pagamento ou começar a buscar um imóvel mais barato.

Contrato com Aluguel Garantido

E aqui na Mellro, temos o Aluguel Garantido, que é uma garantia de pagamento, que evita atrasos de pagamento ao dono. Então, a Mellro paga ao dono no dia certo sempre. E se o inquilino não pagar, a Mellro tenta negociar com ele a dívida da falta de pagamento. Se não houver pagamento ou fechamento de uma negociação da dívida, o despejo é feito após 30 dias de atraso.

 

Foi possível ver que não há um prazo máximo em que o inquilino pode ficar com o aluguel atrasado. A partir dos primeiros meses de atraso, o dono já pode entrar com o pedido de despejo. Porém, o mais comum, e o mais indicado, é que o proprietário primeiro converse com o morador. Afinal, pode ter acontecido algum mal entendido.

 

O que o dono pode fazer sobre o aluguel atrasado?

De fato, o aluguel atrasado é uma situação ruim para as duas partes. O morador fica com o “nome sujo na praça” e o proprietário fica sem o dinheiro que estava garantido naquele mês. Por isso, nessa situação, o dono tem algumas opções, como a gente já comentou.

  • Contatar o morador: a opção mais saudável é descobrir por que o aluguel está atrasado. Se for alguma dificuldade financeira, pode oferecer um desconto ou acordo com o inquilino. Dessa forma, ninguém sai prejudicado.
  • Utilizar a caução ou a garantia: se o contrato inclui garantia, o proprietário pode usar esse dinheiro para cobrir o aluguel atrasado. Assim, o morador ganha mais tempo para se recompor. Porém, esse valor deverá ser devolvido para a poupança depois.
  • Despejo: a decisão final é optar pelo despejo do morador. Isto é, se os atrasos não tem motivo plausível ou estão se prolongando demais. Nesse caso, o proprietário pode entrar com o pedido de despejo.

 

A garantia cobre aluguel atrasado?

Sim! A garantia cobre aluguel atrasado. Ou seja, se o morador pagou a caução antes de começar a morar, por exemplo. O proprietário pode pegar esse valor para compensar o que está sendo atrasado. Porém, como comentamos anteriormente, o inquilino tem que repor esse dinheiro depois. O mesmo vale para outros tipos de garantia que podem ter sido utilizadas no contrato.

Negociar o atraso com o dono do imóvel

O que acontece com o fiador quando o inquilino não paga o aluguel?

Também é comum se perguntar o que acontece com o fiador neste caso. Basicamente, o fiador fica responsável pelas dívidas do morador. Ou seja, com o aluguel atrasado, quem precisa responder é o fiador. Da mesma forma, em caso de quitar as dívidas para evitar o despejo, quem precisa fazer esse pagamento também é o fiador. 

Conheça a Mell.ro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Por hoje é isso!

E aí, conseguiu entender como funciona quando o aluguel fica atrasado? Se você é inquilino, não se preocupe. Imprevistos acontecem. Mas lembre-se: se você sabe que vai atrasar o pagamento, entre imediatamente em contato com o proprietário. Assim vocês podem conversar e isso evita conflitos. 

Acompanhe a Mellro nas redes sociais e aqui no nosso blog para receber mais conteúdos como esse! Esperamos você. Até a próxima!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×