Skip to main content

Blog da mell.ro

Atrasos no Aluguel

Como cobrar aluguel atrasado

Atrasos no Aluguel

Como cobrar aluguel atrasado

Por
29 de dezembro de 20215 minutos de leitura866 visualizações
Como cobrar aluguel atrasado

Uma das maiores dúvidas dos proprietários de imóvel é sobre como cobrar aluguel atrasado. Afinal, essa situação é mais do que comum e pode acontecer por diversos motivos. Às vezes, o motivo é compreensível e natural. Outras vezes, porém, é preciso ter uma mão mais firme.

No artigo de hoje, você vai encontrar três dicas essenciais para melhorar a sua forma de cobrar aluguel atrasado. De modo geral, o segredo está na comunicação com o inquilino. Além disso, é necessário entender o contrato de aluguel. Então, o dono terá muito mais base para negociar a quitação da dívida com o morador.

Quer entender mais sobre como cobrar aluguel atrasado? Acompanhe com a gente!

 

Descubra como cobrar aluguel atrasado

Existem várias formas de cobrar aluguel atrasado. Tudo depende de como o proprietário aborda o morador sobre esse impasse. De modo geral, é isso que vai ditar se o confronto vai ter sucesso ou não.

Em síntese, o erro de muitos donos de imóvel é ter uma posição agressiva ou acusatória. A realidade é que, não importa o motivo do atraso, conflitos não vão levar a lugar algum. Por esse motivo, a melhor opção é sempre tentar ser o mais pacífico possível. Ainda que seja necessário tomar medidas drásticas, como acionar a justiça ou entrar com o pedido de despejo. 

Se você tem dúvidas em como cobrar aluguel atrasado, separamos três dicas. Confira!

Como cobrar?1 – Primeiro, converse

A nossa primeira dica é sempre optar por uma conversa saudável em primeiro lugar. Muitas vezes o problema é fácil de se resolver. O inquilino pode ter se confundido naquele mês com as contas, por exemplo. Por isso, a ideia aqui é ser completamente compreensivo num primeiro momento. Afinal, o objetivo é entender o que está acontecendo, para depois fazer uma cobrança.

Para isso, você pode enviar uma mensagem ao morador. Ou, ainda, se for o caso, ligar ou bater na porta dele. O importante é que a abordagem seja tranquila. Aqui vai um exemplo do que você pode dizer.

 

“Olá, Fulano! Como vai? Estou passando para verificar se houve algum problema com o pagamento do aluguel neste mês. Não identifiquei o recebimento do valor por aqui. Aconteceu alguma coisa? Por gentileza, me responda quando puder para que possamos resolver essa questão da melhor forma.” 

 

Essa é uma mensagem simples, mas que mostra que o proprietário realmente quer entender o que aconteceu.

2 – Revise o contrato de aluguel

Além de conversar, que é extremamente importante, também indicamos revisar o contrato de aluguel. Nele é possível encontrar todas as informações para se “munir” nesse caso. Isto é, as informações sobre garantia, a data de vencimento da mensalidade, entre outras. 

Então, se o morador insistir no atraso ou alegar que não está devendo, você pode mostrar a cláusula específica. Ou, ainda, demonstrar que está utilizando o dinheiro da caução, se for o caso.

De qualquer forma, é importante ter um bom contrato. Isto é, que seja fácil de entender e tenha todas as informações necessárias. Porque em situações assim, ambas as partes precisam confiar no que assinaram.

 

3 – Dê um alerta ao morador

Se mesmo com a mensagem da dica número 1 o morador não se manifestar ou pagar, prepare-se. Talvez você precise enviar uma notificação extrajudicial. Ou, ainda, em casos mais extremos, acionar a justiça. 

O pior dos casos é precisar entrar com um pedido de despejo. Mas não se preocupe. Em todas essas situações, a Lei do Inquilinato te protege. 

Então, se o morador não responder, fale com ele usando uma abordagem mais firme. Diga que já revisou o contrato e verificou que há realmente um atraso. E, assim, esta é a última chance de resolver a situação de forma extrajudicial. 

 

Aluguel Garantido: o fim da cobrança de aluguel atrasado

Nós, da Mellro, já passamos por situações parecidas com essa. Por isso, pensando no bem-estar de ambas as partes, criamos o Aluguel Garantido.

Esse é o nosso plano, que lançamos para garantir que a gestão do aluguel seja mais tranquila. E achamos que você realmente pode aproveitar das vantagens que ele oferece!

De modo geral, o Aluguel Garantido é uma forma de acabar com o atraso no aluguel. Ao assinar o plano, a Mellro é quem vai enviar os boletos do aluguel para o morador. E então, mesmo se ele não pagar, a gente ainda repassa para o proprietário o valor da mensalidade. Depois, negociamos com o inquilino para quitar a dívida. Porém, o que importa é que o dono recebe o valor, independentemente do atraso.

Além dessa grande vantagem, o Aluguel Garantido também oferece outras funções. Como um contrato de aluguel revisado e sem burocracias. E, também, assistência jurídica para casos mais extremos, como o despejo. Em síntese, nosso objetivo é fazer com que a sua experiência no aluguel seja bem mais agradável. 

Aluguel garantidoConheça a Mellro

A gente espera ter te ajudado a entender melhor como esse processo funciona! Não é nada muito complicado. Porém, é preciso ficar de olho nos detalhes. Principalmente nas obrigações judiciais. 

Gostou desse conteúdo? Publicamos por aqui toda semana. Sempre buscamos trazer assuntos relevantes no mundo imobiliário. Acompanhe a gente e fique por dentro das últimas novidades! Até a próxima.

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×