Skip to main content

Blog da mell.ro

Buscar um Imóvel

É seguro alugar direto com o proprietário?

Buscar um Imóvel Ferramentas Mellro

É seguro alugar direto com o proprietário?

Por
30 de março de 20225 minutos de leitura444 visualizações
É seguro alugar direto com o proprietário?

Quando estamos procurando um imóvel para alugar, várias questões devem ser levadas em consideração. Ultimamente, um fator que influencia na decisão é a burocracia. E a possibilidade de alugar um imóvel diretamente com o dono traz uma redução na burocracia. Sem uma imobiliária envolvida, o processo fica mais simples. Mas será que é seguro alugar direto com o proprietário?

Essa é uma opção cada vez mais popular. Porém, ainda há dúvidas sobre a procedência de alugar direto com o dono. Vamos falar sobre isso?

A Mellro é especialista em aluguel direto com o proprietário. Por isso, o artigo de hoje traz alguns detalhes que podem te ajudar. Então, vem com a gente!

 

Como saber se é seguro alugar direto com o proprietário?

Por aqui, a gente sempre indica alugar direto com o proprietário. Afinal, é uma opção mais econômica e menos burocrática. Porém, há algumas ressalvas. 

Em síntese, alugar direto com o proprietário é seguro. Mas o inquilino precisa levar em consideração que vai precisar fazer uma boa pesquisa. Então, para encontrar o imóvel perfeito, paciência é a chave.

Um proprietário de imóvel confiável vai passar uma boa imagem de primeira. O anúncio do imóvel é atrativo. O contrato é bem feito. Ele oferece visitas e conversas para conhecer melhor os candidatos. E, é claro, o imóvel em si bate com as expectativas. Além disso tudo, existem outros fatores a serem considerados. Porém, essas são as exigências mais básicas. 

Então, para te ajudar, vamos falar mais sobre isso. Nos próximos tópicos, vamos explorar alguns sinais de que é seguro alugar direto com o proprietário. Dessa forma, esperamos te auxiliar a encontrar a sua nova casa ou apartamento!

Anúncio bem feito e confiável

Como mencionamos em artigos anteriores, um anúncio bem feito faz toda a diferença. Por isso, na hora de procurar um imóvel, fique atento a como o dono fez a divulgação. Por exemplo: o anúncio tem fotos variadas do espaço? Mostra todos os cômodos de forma nítida? O texto descreve bem o imóvel e o bairro? 

São essas e outras perguntas que precisam ser feitas. Esses detalhes já trazem um voto de confiança para o dono. Além disso, procure imóveis em sites confiáveis. Plataformas como OLX, Zap Imóveis, Viva Real e o Facebook Marketplace são boas opções. Ou, ainda, você pode procurar através da Mellro! Temos uma seção do nosso site para isso.

É seguro alugarO proprietário conhece a legislação

Em algumas conversas com o proprietário do imóvel, você já pode perceber se ele conhece a legislação ou não. Isto é, as leis e normas que dizem respeito ao aluguel imobiliário. O dono não precisa ser um advogado, é claro. Porém, conhecer um pouco sobre a Lei do Inquilinato, sobre garantias e outros assuntos faz a diferença. 

Assim, é importante que você também estude um pouco antes de alugar um imóvel. Temos vários outros artigos aqui no blog que falam sobre esse assunto. A Lei do Inquilinato é uma parte indispensável da legislação. Então, para garantir os seus direitos, entenda-os!

 

Há um contrato simples de entender, mas eficaz

Alguns proprietários optam por não ter um contrato de aluguel. Ou, ainda, muitas vezes não é interessante para você, inquilino. Porém, na maioria das vezes, ter um documento formalizando a relação deixa tudo mais seguro. Então, a nossa recomendação é procurar por aluguéis que ofereçam contrato. 

Além disso, é importante que o contrato seja bem feito. Ele precisa ser simples de entender, de fácil acesso, sem linguagem jurídica. Ponto positivo se for um contrato de assinatura eletrônica. Assim como os que a Mellro oferece. 

Garantias, como a caução ou o seguro fiança, também devem ser discutidos. Ou, então, que tal conhecer os nossos planos de gestão de aluguel? Nosso objetivo é deixar a relação de aluguel o mais simples possível.

De modo geral, procure por um documento que garanta os seus direitos. Esse contrato pode ser até montado juntamente com o proprietário. Assim, não há dúvida quanto aos deveres de cada um.

Vantagens de anunciar

Conheça a Mellro

Nascemos para facilitar a vida de quem lida com aluguéis! 

A Mell.ro é uma garantidora de pagamento de aluguel. Nós criamos soluções para deixar o processo de alugar um imóvel o mais simples e seguro.

A nossa solução principal é o Aluguel Garantido. Basicamente é um plano de garantia de pagamento de aluguel para quem precisa receber esse dinheiro sempre em dia. O objetivo desse plano é impedir o atraso do aluguel. 

Com o Aluguel Garantido, o dono ganha também o contrato de aluguel digital, além de emissão mensal de boletos e outros benefícios. Além disso, corretores de imóvel também podem aproveitar essa garantia! Nossa plataforma facilita os processos do dia a dia na hora de alugar.

Visite o nosso site e as nossas redes sociais para entender melhor como o trabalho da Mell.ro funciona. Vem com a gente e receba o seu aluguel sempre em dia!

Compartilhe esse conteúdo
FacebookLinkedInWhatsAppEmail

Artigos Relacionados

Jessica Horr

Author Jessica Horr

Jornalista e criadora de conteúdo. Já escreve conteúdos para o mercado imobiliário há mais de 1 ano. Apaixonada por comunicação, crochê, gatos e Taylor Swift.

Mais posts de Jessica Horr

Leave a Reply

Categorias
Buscar Imóveis
×